domingo, 30 de novembro de 2014

Autorretratos: refletindo sobre a própria imagem

O aluno Garibaldi da Silva Costa, do curso de Licenciatura em Artes Visuais da UAB/UnB realizou trabalho de fechamento da disciplina de PIEA 2 utilizando o tema do Autorretrato. Com o título Autorretrato: reflexo de si mesmo, Garibaldi fundamentou a oficina observando as premissas da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa considerando os pilares da apreciação de obras de arte, realização do trabalho artístico e contextualização histórica da Arte. Conceitualmente, Garibaldi recorreu ao mito grego de Narciso para discutir a questão da vaidade muito presente na fase da juventude, característica do público trabalhado por ele: educandos do Ensino Médio. Essa escolha portanto foi acertada pois atende a um interesse natural dos jovens. Contemplando a História da Arte, o aluno Garibaldi propôs na oficina a leitura de autorretrados produzidos por artistas ligados a diferentes movimentos artísticos. Desde obras do Renascimento até o movimento Pop Art, vários autorretratos foram discutidos com os alunos. Nesse sentido pode contextualizar as variações dos autorretrados com os costumes de cada época e os estilos artísticos de cada período. Garibaldi mostrou-se atualizado aos costumes de sua época ao entender que a prática do selfie, o retrato que a pessoa tira de si mesmo utilizando o aparelho celular, poderia ser um facilitador no processo da atividade do autorretrato. Se o autorretrato instantâneo proporcionado pela tecnologia depende apenas da escolha de ângulo, luz, cor e pose, o trabalho de desenhar o próprio rosto a partir da imagem digitalizada exige o fazer artístico a partir da observação. O resultado depende um pouco de habilidade, porém, uma vez que os alunos tiveram contato com autorretratos de diferentes estilos feitos por artistas de diferentes movimentos, a liberdade para desenhar pode ter motivado os educandos. Baseando-se em autorretratos de um mesmo artista, realizado em épocas diferentes, Garibaldi mostrou que a obra reflete não apenas os costumes da época, mas as marcas que o tempo imprime nas feições do autorretratado. Além disso, o autorretrato podem conter também reflexos de anseios, fracassos, vitórias e muitas outras questões pretendidas pelo autor. Ao final da oficina, percebe-se que a atividade do autorretrato com alunos do ensino médio, à luz da Proposta Triangular de Ana Mae Barbosa, agregou sentido e várias vertentes de construir a própria imagem e de refletir sobre ela. Imagens: O aluno Garibaldi apresentando seu trabalho em webconferência no Polo da UAB/UnB Barretos e uma aluna durante oficina de Autorretrato trabalhando a partir de sua imagem no celular.

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