sábado, 5 de janeiro de 2013

A CRIATIVIDADE AO ALCANCE DE TODOS

Marcos Diamantino No artigo “Uma reflexão sobre o conceito de criatividade e o ensino da arte no ambiente escolar”, Maria Lúcia Wochler Pelaes discute uma pedagogia para a criatividade a partir das definições de vários pensadores. Demonstra que, em sua origem, a criatividade, ou o poder de criar novas possibilidades, era considerado fruto de capacidade inata, genialidade e até insanidade. A imaginação, ou a capacidade de formação de imagens, é destacada como condição para o ato criativo. A autora cita o pensador Herbert Read para quem a imaginação é a base do processo do pensamento. Ao pensador Torrance credita o conceito que difere criatividade de inteligência. Para Torrance, a criatividade propõe soluções não convencionais, enquanto a inteligência busca respostas previstas. São apresentados os conceitos de Pensamento Convergente, aquele que admite uma única resposta para um problema e o Pensamento Divergente, que admite uma gama de soluções apropriadas para uma questão. Essa flexibilidade é apontada em estudos de autores como Guilford e Rogers, sendo que a autora destaca como outras características do comportamento criativo a fluência, a elaboração e a originalidade. Como a criatividade é objetivo educacional no planejamento dos currículos escolares, a autora cita Herbert Read para quem “é preciso reservar uma grande parcela do tempo da criança para as atividades artísticas”, pois a auto-expressão gera o auto-desenvolvimento. O exercício da criatividade deve ser feito também de forma interdisciplinar. O argumento é respaldado por Bronowski que desaconselha a disseminação do conceito de que raciocínio é diferente da imaginação. Para ele, ambos se constroem a partir de imagens. E nesse sentido estão fundamentados os parâmetros curriculares de Arte, segundo os quais, “a faculdade imaginativa está na raiz de qualquer processo de conhecimento, seja científico, artístico ou técnico.” Maria Lúcia Pelaes conclui afirmando que a criatividade pode ser inerente a todas as pessoas porém não apresenta exemplos de como exercitar a atividade criativa em sala de aula.

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