sábado, 5 de janeiro de 2013

OFICINA DE ARTE POSTAL: RESGATANDO VIVÊNCIAS

Imagem 1 - Oficina de Arte Postal realizada no EJA da Escola Municipal "Ana Carvalho Castanho". Nossa turma do curso de Licenciatura em Artes Visuais (UAB/UnB), do Polo Barretos, SP, após encontros presenciais, decidiu realizar um projeto de extensão contemplando a Arte Postal. Escolhemos realizar a oficina com alunos do EJA, Educação de Jovens e Adultos, classe da Escola Municipal “Ana Carvalho Castanho”, localizada no Zequinha Amêndola, bairro populoso, formado a partir de um conjunto habitacional popular. O EJA é um programa que busca alfabetizar jovens e adultos (e idosos), ampliando a inclusão desse público na sociedade. A oficina ocorreu no dia 5 de dezembro, a partir das 19h00. Nosso plano de aula dividiu-se em apresentação teórica e parte prática. No campo teórico fizemos uma explanação sobre a história do Cartão Postal, seu início na Áustria, por volta de 1865 e as motivações de sua criação como praticidade para transporte pelo Correio em lombo de animais e a diminuição dos custos de postagem. Discorremos sobre a chegada do Cartão Postal no Brasil, décadas depois, e a utilização que artistas fizeram desse meio de comunicação para divulgação de suas obras. Informamos sobre os movimentos artísticos e que, um deles, chamado Fluxus, nos anos 60, para criticar a falta de abertura de Museus e Galerias a novos artistas, utilizaram o Cartão Postal para criar a Arte Postal: uma forma de fazer e levar a arte, de maneira facilitada, a um número maior de pessoas. Montamos uma mesa com Cartões Postais tradicionais e com Arte Postal, a maioria já postada, algumas originais da década de 80, oriundas de um movimento de artepostalistas da época, para que os alunos pudessem manusear e conhecer os materiais. Explicamos que os correios não se opõem a enviar cartões não-usuais, desde que não contenham conteúdo que atente à moral e aos bons costumes. Citamos inclusive que a tarifa para o envio de cartões é de R$ 1,20. Informamos que para criar uma Arte Postal não é preciso que se saiba desenhar. Pode-se criar utilizando colagens, frases, pinturas e o que mais a imaginação mandar. Levamos para a oficina todo o material necessário: cartolina, tesoura, cola, tintas, lápis, borracha, régua, pincéis e revistas usadas. Os alunos entusiasmaram-se com a ideia de criar a sua própria Arte Postal porque após a aula participariam de uma Festa de Amigo Secreto e viram a possibilidade de presentear os amigos com o cartão. Para a nossa surpresa, em pouco tempo, a oficina ficou bem animada com os alunos de Artes Visuais monitorando os trabalhos. O que mais sensibilizou o nosso grupo foi perceber que as dificuldades de aprendizado de cada aluno não impediram a participação. A idade também não foi um entrave. Um senhor cerca de 80 anos construiu a sua arte a partir da sua memória repleta de sucuris, jacarés e cobras. Um homem que não sabe escrever, mas sabe copiar, ditou uma mensagem que uma das colegas escreveu no quadro-negro e que ele transpôs para o seu cartão. Percebemos que apesar de não dominar a escrita, esse homem dispunha de uma oralidade rica e bem articulada. A maioria dos alunos do EJA optou pela técnica da colagem, mas mesmo assim, por suas escolhas de imagens, revelaram, cada qual, uma busca por temas que resgataram momentos de suas memórias ou o desejo de uma vida melhor. Uma das alunas do EJA realizou a sua Arte Postal fazendo uma colagem mostrando uma sala de informática repleta de computadores indicando a sua visão contemporânea do que seja educação. No final da oficina, fotografamos cada trabalho e os reunimos numa exposição. Como citamos que o importante na Arte Postal é fazer com que as mensagens circulem e cheguem ao destinatário, e em alguns casos, existindo até a interferência de quem recebe, os alunos recolheram os seus trabalhos para darem uma destinação a eles. Concluímos que a nossa escolha ao realizarmos uma oficina de Arte Postal, para alunos tão heterogêneos como os do EJA, funcionou como uma troca de experiências entre nós, estudantes de Artes Visuais e o nosso público. O grande interesse que a atividade despertou em sala deixou-nos confiantes de que, para eles, a experiência da produção de Arte Postal poderia ter sequência e, de alguma forma, fazer parte de suas vidas. Um exemplo disso foi a Arte Postal de um dos alunos, o que desenhou uma casa, e depois ditou uma mensagem, copiando-a, em seguida, do quadro-negro diretamente para o seu trabalho. Ficamos com a certeza de que aquela mensagem chegaria a uma pessoa especial para aquele aluno.

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